terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pausa para o banheiro

Agora que já temos a dupla de atores que participará da reconstituição do “vídeo real”, faltava-nos escolher o cenário. Não mais. Hoje, como diz o título do post, demos uma pequena pausa na outras questões de produção para ir ao banheiro. Fizemos algumas fotos, alguns vídeos – já com o aparelho de celular em que iremos gravar a cena – e oficializamos o empréstimo da locação - que fica na Casa do Estudante do Paraná - com o responsável.

Já havíamos feito uma visita ao lugar. No entanto, não tínhamos visto os banheiros da ala antiga, que está em reforma. Dessa vez o fizemos. Gostamos. Mas não muito. Faltam espelhos. E o que são banheiros sem espelhos? Para falar a verdade, sabemos que existem banheiros sem espelhos, mas a questão é que este objeto é um item importante da encenação. Importante não, imprescindível. 

O outro toalete, o que visitamos há alguns dias tem, por outro lado, aparência de novo.  O que não é um acaso já que, de fato, foi construído recentemente. 

Tanto o novo quanto o que está em reforma não são exatamente parecidos com o cenário do “vídeo real”. E isso não importa, para nós. Tanto por um motivo ontológico – uma reconstituição, por mais fiel que procure ser ao fato reconstituído nunca deixará de ser apenas um reflexo em um espelho; não há porque tentar mascarar esta proposição, em um documentário que trata, justamente, da imagem– quanto por um motivo de escolha de encenação – a câmera estará sempre perto dos atores, o que fará com que o entorno fique, literalmente, em segundo plano.

                                                                    Banheiro em reforma:


Banheiro novo:


Abaixo, os vídeos que fizemos como teste. O primeiro é com a luz apagada. O segundo, acesa.








Wellington Sari

Nenhum comentário: